January 28, 2014

Bolo de milho e fuba

La venho eu com outro bolo de milho, so que desta vez, milho e fuba.
O bolo apesar de simples e bem saboroso e o melhor de tudo e que da para usar adocante para aqueles que o desejam.
Outro ponto forte e o uso somente de claras o que virtualmente deixa o bolo sem colesterol.
A receita esta neste site, e eu e claro, adaptei um pouquinho-quase nada.
Como eu fiz substituicoes, o meu bolo e claro, saiu diferente do proposto pela receita original.
Mas, fiquei bem satisfeita, pois, obtive um bolo de massa macia e ao mesmo tempo firme. O acucar ficou na medida certa- doce, mas, sem amarrar os beicos. 
E o milho congelado ( deixei descongelar antes de usar na receita ), deu   super certo e desta vez com cheirinho e cor de milho. O sabor de milho poderia ter ficado ainda mais forte, mas, os milhos da daqui nao sao la estas coisas ( mesmos os organicos ).
A receita original nao pede, mas, eu  adicionei sementes de erva doce. Fica bom demais!

Ingredientes

1 lata de milho ver de sem a a agua  ( usei milho congelado )
4 claras ( usei claras de ovos grandes )
1 xicara de cha de leite desnatado
1/4 de xicara de cha de oleo (usei de milho )
1 colher de de cha de adocante forno e fogao ( usei 1 1/4 de xicara de cha de acucar granulado )
1 colher cha de sal
1 xicara de cha de farinha de trigo
1 xicara de cha de fuba
1 colher de sopa de fermento em po

Modo de preparo

Coloque no liquidificador os 6 primeiros ingredientes e bata bem.
Em uma tigela peneire os 3 ultimos ingredientes e adicione a mistura do liquidificador.
Mexa bem a mistura e volte-a para o liquidificador e bata novamente ( nao bati novamente ).
Despeje o bolo em uma forma de bolo ingles media,untada e polvilhada com fuba.
Leve para assar a 180 C por 30minutos ou ate ficar dourado e firme.
Depois de assado retire do forno e deixe amornar antes de desenformar.
Eu usei uma forma de pudim de tamanho convencional. Se  tivesse usado o tamanho da forma sugerida pela receita,o meu bolo teria transbordado.

No comments:

Post a Comment