February 25, 2013

Doughnut assado

Ha coisas nesta vida culinaria que eu nao aceito, mesmo, que seja pela saude. Se for pela saude prefiro nao comer.
Entre as quais eu destaco: sonho assado - nao da mesmo-, nao tem o mesmo sabor. E "mais saudavel", mas vem ca, quantos sonhos grandes voce consegue comer de uma unica vez? Uma duzia!? Ok. Entao, no seu caso, e melhor comer sonho assado mesmo.
Eu tambem nao aceito bolinho de chuva assado ( o unico bolo/bolinho que a minha mae sabe fazer, se eu falar para ela que eu quero assado, ela vai olhar para mim e dizer: "- Entao faz voce", ai ja era... perdi minha cozinheira ); churros assados - nem sei se ja inventaram tal coisa, na duvida nem vou procurar saber; e e claro doughut - nunca tinha comido assado- nao e ruim, mas, na minha opiniao nao e a mesma coisa, nao mesmo.
A receita a seguir e praticamente a mesma para fazer o doughnut frito, a unica excessao fica por conta de um pouco de gordura vegetal adicionada a massa ( mas a gente que e "saudavel" nao fica pondo estas coisas na comida! ).
Eu estava totalmente encantada com a ideia de ser saudavel e nem parei para pensar que deveria ter asssado uns e frito outros, assim poderia compara-los lado a lado.
A receita nao foi so saudavel no que diz respeito a fritura, como tambem, economizou no acucar.
A massa do doughut comercialmente vendido e levemente doce, um doce gostoso e perceptivel, mas, o da receita carece de mais acucar.
Mesmo adicionando 3 colheres de sopa de acucar a mais na receita, esta ainda ficou inssossa.
E eu nao fui a unica que percebeu.
Eu nao me ative ao recheio sugerido, ate porque damasco nao e um dos recheios prediletos de nos brasileiros.
Outra coisa que merece atencao e a forma como os doughnuts foram recheados- um sofrimento totalmente desnecessario.
Fiz tal qual descrito na receita por pensar que de alguma forma isso os deixariam mais saborosos. Nao perca o seu tempo. Asse ou frite os doughnuts, deixe esfriar e use um saco de confeitar com um bico longo e fino ou uma bisnaga de catchup para rechear. Menos trabalho e resultado muito melhor.
So para lembrar ( e eu so lembrei na semana seguinte ), os doughnuts nao sao polvilhados com acucar de confeiteiro como o sonho. Estes devem ser envoltos completamente no acucar ( se esta for a sua opcao, e claro, porque existem outras opcoes de cobertura ).


Ingredientes para 12 - 16 doughnuts

1 1/2 xicara de cha de leite de soja ( pode usar de vaca mesmo, o leite de soja fora usado por uma questao de preferencia )
1/3  de xicara cha de margarina ou gordura vegetal com sabor de manteiga (usei margarina )
4 1/2 colheres de cha de fermento seco ativo ( usei instantaneo )
2 ovos, batidos
1/4 de xicara de cha de acucar  ( adicionei + 3 colheres de sopa, poderia ter adicionado 4 )
5 xicaras de cha de farinha de trigo ( a minha  massa deu o ponto com 4 1/2 )

Ingredientes para a cobertura

Margarina derretida o quanto baste
1 xicara de cha de acucar ( achei muito acucar e so usei 1/4 )
2 colheres de cha de canela em po

Misture o acucar e a canela e use quando os doughnuts sairem do forno.

Modo de preparo

Aqueca o leite em uma panela e quando este estiver quente adicione  amargarina ou a gordura vegetal e misture para derreter completamente ( fiz tal qual as instrucoes, mas nao vejo razao para nao usar o microondas ).
Deixe a mistura de leite amornar e enquanto isso polvilhe o fermento sobre a agua morna e deixe agir por 5 minutos ou ate que a superficie forme bolhas.
Na batedeira ( usei a maquina de fazer pao e liguei no ciclo massa), adicione a mistura de leite e a mistura de fermento, adicione os ovos, o acucar e a metade da farinha.
Ligue a batedeira na velocidade media e deixe batendo ate incorporar todos os ingredientes.
Adicione o restante da farinha aos poucos e bata bem.
Troque as pas da batedeira pelos ganchos e bata por 3 ou 4 minutos ou ate que a massa desgrude da lateral da ligela e esteja bem lisa e um poco grudenta.
Transfira a massa para uma tigela pincelada com oleo de deixe crescer por uma hora.
Passada a 1 hora, soque a massa  e deixe-a crescendo por mais 1 hora ( nao vejo a razao para esta hora extra. Todas as outras receitas que eu tenho requerem somente 1 hora ou ate dobrar de volume e produzem excelentes doughnuts ).
Polvilhe a sua area de trabalho com um pouco de farinha e abra a massa deixando-a com 1.25 cm de espessura, corte-a com cortadores circulares ( a boca de um copo de vidro pode ser usado para este proposito).
Coloque os circulos em uma forma forrada com papel manteiga, coloque um pouco do recheio de sua preferencia e feche-os com  outro circulo selando as bordas com um pouco de leite.
Deixe os doughnuts crescerem por 30 minutos ( o processo de fechar os doughnuts e tao demorado que quando eu terminei de encher a primeira forma os 30 minutos ja tinham passado ).
Asse os doughnuts a 190 C ate que o fundo estejam corados ( nao e mencionado se o forno deve ou nao ser preaquecido. Eu assumi que sim ).
Enquanto os doughnuts ainda estiverem quentes, pincele-os com margarina e polvilhe-os com a mistura de acucar e canela.
Os doughnuts podem ser recheados com quase tudo, eu usei geleias de damasco e framboesa, apple butter e creme de confeiteiro.
Para diferenciar os sabores, eu usei um cortador no formato de maca ( maca tambem no recheio- e claro ).
Na hora nem pensei, mas, deveria ter feitos umas rosquinhas...fica para a proxima.
Depois de assados os doughnuts nao ficaram la muito parecidos com macas. Se eu tivesse feito a massa um pouco mais grossa e depois de assados tivesse recheado, acredito que o resultado teria sido melhor.
Se for polvilhar com acucar de confeiteiro, so o faca com os bolinhos completamente frios, porque qualquer calorzinho cria humidade e em questao de minutos o acucar derrete.
E melhor so polvilhar os que forem consumidos deixando o restante sem nada.  Os meus criaram uma crosta humida que fez com que o acucar desaparecesse.
Eu tentei colocar o maximo que pude de recheio, mas, nao cabe muito.
Por isso, e mais vantajoso rechear depois de assado ou frito.
Como eu nao fiquei 100% satisfeita com a receita, eu decidi comprar o "legitimo" ( o ultimo que eu comi foi ha 3 anos atras. Ja nao lembrava dos detalhes como a textura ). Poderia ter comprado de outra empresa, mas, como esta e bem conhecida tambem no Brasil, fica facil para voces entenderem o que eu e desejo de um " real doughnut".
 Ao chegar a loja notei que eles nao tinham o meu sabor favorito ( creme bavaria ), chorei minhas pitangas para as duas atendentes e uma delas getilmente me disse que iria rechear um especialmente para mim. 
Ela foi ate o balcao, pegou um doughnut e seguntos depois voltou com ele recheado.
Aproveitei a oportunidade e perguntei se eles ja nao eram fritos com os recheios e ela disse que nao e ainda acrescentou "- Eles sao fritos e so depois de frios recebem o recheio e sao polvilhados com acucar de confeiteiro...".
Sai de la feliz da vida. Chegando em casa procurei o furo no doughnut pelo qual o recheio fora introduzido...e la estava ele um furinho pequeno.
A maquinha que introduz o recheio parece  com aquelas que recheiam os churros, so que com um ponta mais longa e obviamente fina.
Se voce ja comeu algum doughnut desta marca, provalmente, sabe qual e a textura.
Para aqueles ( as ) que ainda nao comeram; a massa e bem leve e aerada nao lembra a massa  do sonho, que por sua vez, e mais densa. O peso do doughnut esta no recheio, procurei sinais de oleo, mas, nao havia.
O recheio tem a mesma consistencia do Danette ( no Brasil o sabor e diferente e mais abaunilhado e a textura e para um creme de confeiteiro ).




 




Adaptado de : Kitchen Tested
 

















No comments:

Post a Comment