December 26, 2012

Muffin de banana e gotas de chocolate

Nao tenho tido tempo para  postar os "ultimos feitos", mas, disse de mim para mim mesma:"- Tu vais postar as receitas de 2012 em 2012, nada de levar "as velhas" para o ano novo."Tenho tentado, mas ta dificil.
Seja como for; ca vai uma receita de muffin de banana com gotas de chocolate que eu me dei a besta de fazer.
A receita nao tem necessariamente um autor, uma  vez que, fora impressa num destes cartoezinhos de receitas que os mercados daqui oferecem de graca.
Como e de praxe, muffin de banana, e sempre me parece mais gostoso no dia seguinte.
Entao, nao te apavores se estes lhe parecerem pouco apetitosos a primeira mordida, tudo muda, nada como uma boa noite de sono.
Para as pepitinhas de chocolate nao afundarem, passe-as na farinha de trigo e retire o excesso sacudindo-as dentro de uma peneira e use na receita.


Ingredientes

3 bananas medias bem maduras ( bananas gordas e um tanto podrinhas )
1/4 de xicara de cha de oleo de canola ( nao sei voces, mas para mim oleo de canola fede. Usei de coco )
1 ovo inteiro e + uma clara  ( ovos medios, por favor )
1 colher de cha de baunilha ( usei extrato. Extrato de banana teria sido ainda melhor )
1/2 xicara de cha de acucar mascavo ( usei acucar mascavo claro )
2 xicaras de cha de farinha de trigo para uso geral ( all-purpose )
1 colher de cha de fermento em po ( usei sem aluminio )
1/4 de colher de cha de sal
1/2 xicara de cha de gotinhas chocolate meio amargo ( usei mini gotinhas )


Modo de preparo

Aqueca o forno a 180 C.
Unte uma forma para 12 muffins com oleo em spray ( eu preferi usar as forminhas de papel para forrar a forma). Reserve.
Em uma tigela amasse bem as bananas, adicione os ovos,baunilha e acucar mascavo e mexa bem. Reserve.
Em outra tigela peneire a farinha de treigo o fermento e o sal.
Despeje a mistura de farinha sobre a mistura de bananas e mexa ate incorporar.
Por ultimo adicione as gotinhas de chocolate.
Encha cada forminha com dois tercos da massa ( pode ser que voce tenha que encher com um pouquinho mais de massa se as suas bananas forem bem gordinhas ).
Leve para assar por 25 minutos ( espete com um palito de dente aos 23 minutos para ver se ja assou ).
Espere os muffins esfriarem por 5 minuitos e retireos da forma.
Caso tenha usados as forminhas de papel, pode tirar da forma de imediato.
Deixe esfriando sobre uma grade.
Depois de frios guarde em saquinhos plasticos tipo ziploc ou em recipientes de plastico com tampa por ate 3 dias.
Os muffins ficarao mais claros ou mais escuros dependendo do tipo de acucar mascavo utilizado. Aqui o sabor nao muda muito, mas, no Brasil ha uma grande diferenca.
No entanto, nao acho que irao interferir no sabor.


No comments:

Post a Comment