December 24, 2012

Bolo de aniversario coberto com pasta e leite em po- parte 2 - a decoracao

A decoracao do bolo tambem e feita em partes. 
Voce pode preferir seguir uma ordem diferente daquela que eu vou sugerir.
No dia em que eu decorei o bolo a humidade do ar estava baixa e fazia calor. A pasta secou muito rapido e na minha experiencia quando mais fino for o desenho mais rapido este secara.
A parte mais "grossa" da minha decoracao era com certeza as joaninhas, por isso, comecei a decoracao por elasm.
Uma receita de pasta de leite em po e suficiente para fazer as joaninhas e toda a decoracao tais quais: flores, grama, folhas, nome e penso que ainda sobrou um tantinho ( cerca de 1/4 de xicara de cha de massa ).
Estas sao algumas coisas que voce precisara para fazer e modelar a pasta de leite em po.
Sempre da para dar um jeitinho quando nao se tem as ferramentas necessarias, mas, se voce costuma fazer bolo com frequencia o ideal e comprar um kit.
Para fazer as joaninhas e bem simples: faca duas bolinhas; uma maior para o corpo ( cor vermelha) e uma menor para a cabeca (cor preta ).
Una a cabeca ao corpo pincelando uma das partes com leite condensado ( e so um tequinho e voce pode usar outras coisas para colar).
Com a ajuda de uma ferramente faca um corte longitudinal para imitar as asas...
Inicialmente eu fiz micro bolinhas e grudei uma por uma nas joaninhas, mas estava demorando muito.
Entao optei por usar um palito de churrasco mergulhada no corante preto e espetar as joaninhas. Foi super rapido, o unico problema e que pasta de leite em po nao gosta de humidade, entao, levou horas para secar.
So mais tarde eu lembrei que existem umas canetas de tinta comestiveis, teria sido tao facil!!!
Caso nao te ocarra ideia melhor, eu sugiro colocar as joaninhas no bolo e so entao fazer as bolinhas com a ajuda do palito, desta forma, voce nao tem que esperar secar e nao borra as joaninhas.
Os olhos eu fiz com elas ja no bolo e usei chocolate branco hidrogenado ( nao gosto, mas funciona que e uma beleza, seca e fica duro que nem pedra e nao passa humidade alguma para a pasta, alem de segurar qualquer objeto em seu devido lugar ).
Eu sai em busca de uns letreiros de silicone, quando vi o preco quase cai de costas.
Tentei achar letreiros mais simples igual aqueles que a gente usava para fazer trabalhos escolares, ainda assim achei caro para uma coisa que eu nao iria usar mais do que uma vez. 
Eu nao queria fazer tudo quanto e bolo com o mesmo estilo de letra.
Dai veio a ideia de pegar as letras do programa Word Perfect.
Para tanto medi a altura de cada bolo e depois aumentei aletra para ficar do jeito que queria. No meu caso aumentei em 200%. Imprimi e depois para o risco para o papel vegetal, recortei e usei como molde para fazer as letras.
Quem tem a impressora de tinta comestivel, pode imprimir e aplicar direto no bolo. As letras sao impressas em papel de arroz.
O resultado ficou assim.
Nao deixe a pasta de leite fina, e mais facil cortar as letras se esta estiver grossa.
Para cortar as letras eu usei uma especie de ferramente que parece um bisturi de ponta bem fina. Nao deu trabalho algum.
O ideal e aplicar as letras antes que elas sequem por completo, isto porque, faz-se necessario curvar as letras dependendo do formato do seu bolo. 
Para fixar as letras no bolo foi usado chocolate hidrogenado para cobertura ( derreta o chocolate no micro-ondas e use morno quase frio ).
Para fazer as folhas eu usei cortadores de 3 tamanhos diferentes e depois usei as ferramentes para fazer as nervuras.
Eu recomento fazer as folhas somente depois que o bolo ja tiver sido coberto pela pasta de leite em po.
As folhas secam rapido e e legar usa-las ainda frescas porque da para fazer formatos sem deixa-las achatadas.
As flores eu fiz do mesmo modo-usando cortadores. 
Esta e a foto da parte frontal do bolo.
A decoracao foi fixada no lugar com um pouquinho de chocolate hidrogenado passado com um pincel.
Esta e a foto da parte traseira do bolo.
Para fazer a grama, corte uma tira de pasta do tamanho que voce deseja.
Com a ajuda de uma tesoura de ponta bem fina, pique as pontinhas no sentido vertical.
Passe o leite condensado so na parte de baixo e aplique no bolo. Puxe as pontinhas da grama como se elas estivessem caindo, e com a tesoura faca um corte mais fundo.
Use um palitinho de dente para dar textura a grama.
Depois foi so forrar uma tabua de bolo com papel de presente e assentar o bolo.











12 comments:

  1. Oi, A MINHA PASTA NÃO FICOU FIRME , DURA DEPOIS DE UM TEMPO FICOU RUIM PARA FAZER UMA CABEÇA DE BONECA COM CABELOS .ESSA MASSA É ASSIM MESMO?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola Ana Paula, a pasta depois de pronto deve ficar na textura de macinha de modelar.
      Dependendo do clima a pasta seca super rapido, portanto, deve-se trabalhar com ela em pequenas porcoes e o que nao for utilizado deve ficar guardado envolto em filme plastico para nao ressecar.
      Modelagem de bonecos devem ser feitos ja com os detalhes. Por exemplo se fizer a cabeca de um boneco, ja ponha o cabelo, olhos, orelhas etc antes mesmo da cabeca secar.
      Enquanto voce faz os cabelos cubra a cabeca do boneco com um plastico, isso ajuda a dar tempo para voce fazer os detalhes.
      Se a sua pasta nao ficou firme pode ter havido dois erros basicos: a massa foi sovada em excesso e ficou oleosa; a massa precisava de um pouco mais de acucar. Para saber se o problema e com o acucar, basta pegar um pedaco da massa - do tamanho de um brigadeiro- e colocar um tequinho de acucar.
      Sove a bolinha e abra com um rolo. Veja se a massa continua elastica e boa para traballhar.
      Esta massa te da tempo suficiente para trabalhar com ela e fazer decoracoes. Dependendo a sua agilidade, ela pode sim secar rapido.

      Espero ter ajudado, obrigada pela visita.

      Delete
  2. Como vc deixou a sua pasta bem branquinha?? a minha fica amarela.

    ReplyDelete
  3. Ola Priscilla, a minha pasta parece branquinha porque usei cores fortes na decoracao e ai cria contraste.
    A pasta de leite em po tende a ficar amarelo clarinho isso e normal.
    Nao aconselho usar corante branco porque a gente usa uma quantidade absurda para deixar a pasta branca.

    Um grande abraco, ate mais.

    ReplyDelete
  4. Quero fazer um bolo de 35cm com 10cm de altura, que quantidade de material tenho que usar pra fazer a pasta de leite que deu pra sobrar pra fazer a decoração também?

    ReplyDelete
  5. Oi Gleyce Araujo, nao sei que tipo de decoracao voce esta pensando...mas de um modo geral ca vao as quantidades de pasta para o tamanho do bolo que voce vai fazer :As formas redondas variam um pouquinho de tamanho de fabricante para fabricante. De um modo geral eles tem 32 x 32 x 6,5. Para ter certeza do tamanho da sua forma, meca a circunferencia.
    A quantidade de pasta a ser utilizada vai depender da altura do bolo pronto ( ja com o recheio ).
    Digamos que cada um dos bolos que voce vai fazer tenha 10 cm de altura. Entao para cada bolo voce vai precisar de 1400 ( um kilo de quatrocentas gramas ). Sempre sobra um pouquinho de massa, mas nao da para fazer com a massa 'contada".
    Na hora de abrir a massa tome cuidado para nao deixa-la fininha.

    Abra a massa com 6 milimetros de espessura. E para acertar na mosca o tamanho que voce deve abrir a pasta use a seguinte formula: meca com uma fita metrica o tamanho do bolo ( a parte de cima de uma extremidade a outra ) + altura do bolo do lado direiro e do lado esquerdo e adicione a isso mais 5 cm. Agora voce ja tem o tamanho exato que voce deve abrir a pasta.

    Voce tera uma sobra de pasta de mais ou menos 130 a 210 gramas dependendo da sua habilidade em abrir a massa. Parece bastante sobra de massa mas um tanto voce nem vai poder usar porque acaba "sujando " com doce de leite ou qualquer outra cobertura que voce espalhar no bolo.
    Pense na decoracao que voce quer fazer ai voce tera uma ideia exata se o que sobrou depois de cobrir o bolo sera suficiente para o que voce tem em mente.
    e super rapido para fazer esta pasta, portanto, se voce precisar de mais nao sera nenhum sufoco fazer mais uma.

    Tenha um otimo dia, ate breve.

    ReplyDelete
  6. Replies
    1. E sempre um prazer compartilhar um pouquinho do que a gente gosta.

      Obrigada, volte sempre.

      Delete
  7. Qual Site Posso Encontrar essas ferramentas

    ReplyDelete
  8. Ola Rhuddan, voce pode me dizer em que cidade/Pais voce mora? assim fica facil para eu te dizer aonde encontrar estas ferramentas.
    Aguardo sua resposta.

    Ate mais.

    ReplyDelete
  9. Olá bom dia!!
    Nunca trabalhei com esta pasta, mas vou tentar fazer para a festa do meu filho. A festa será no sábado à noite, tem problema eu aplicar a pasta na sexta à noite? Se não, tenho que deixar o bolo refrigerado ou posso deixar fora da. Geladeira?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Deixar ou nao deixar o bolo fora da geladeira, depende de dois fatores: o tipo de recheio usado e o clima.
      Via de regra se o recheio for fresco tipo morangos, a pasta precisa secar bem e entao vai para a geladeira.
      Em dias frios nao ha necessidade de guardar o bolo na geladeira que sera comido no dia seguinte. Porem, se o tempo for superior a 20 horas e bom guardar o bolo na geladeira depois de passadas as primeiras 20 horas.

      Tenha um bom dia, obrigada pela visita.

      Delete