September 23, 2012

Como fazer sushi

Depois de fazer o arroz para sushi ( receita aqui no blog ), e claro que eu tinha que fazer uns sushis.
Penso que sushi e algo que deva ser comido no mesmo dia ou no maximo no dia seguinte.
Porem, os supermercados por aqui deixam os coitadinhos por ate 2 semanas naquelas bandejas plasticas.
Eu poderia ir a um restaurante, mas teria que deixar meus bolsos por la para pagar a conta e ainda sairia com a barriga roncando.
De acordo com que eu aprendi, mulher nao faz sushi, oras bolas! quem vai fazer entao?! Ca nesta casa eu sou a rainha do forno e fogao e pronto!

Nao liguem para a disposicao do "recheio" do meu sushi. Eu sei que deveria ficar no meio e nao no topo.

Como fazer sushi passo a passo

Estas folhas de algas sao faceis de encontrar em mercados que vendem comida oriental.
Um pacote com 10 folhas foram suficientes para a quantidade de arroz indicado aqui no blog.
Voce vai precisar de vinagre de arroz para untar as maos, isso ajuda o arroz a nao grudar nos dedos. A quem use agua, mas eu prefiro fazer do jeito que aprendi em um video no youtube*.
O recheio fica a gosto de cada um. Eu usei pepino e manga. A manga nao deve estar completamente madura, mole e aguada. Deve ser firme e um tantico verde.Corte tudo em tiras e sem as cascas no comprimento de meia folha de alga.
Tambem sera necessario um destes tapetinhos de bambu ( ai que nenhum japones leia isso ), voce pode passar filme plastico no tapete para facilitar o trabalho de enrolar. eu nao forrei e nao tive problemas.
A folha de alga deve ser cortada ao meio no sentido da largura e entao colocada sobre a esteira de bambu.
Passe o vinagre nas maos para deixa-las levemente umidas.
Em seguida usando apenas uma das maos, pegue uma porcao de arroz  do tamanho de uma laranja pequena e faca um bolinho (parecido com o formato do quibe) e coloque sobre a alga.
Umedeca as maos se for necessario e va abrindo o arroz sobre a alga usando os dedos.
O arroz deve cobrir toda a extensao da alga, com excessao do final que deve ser deixado com 1 dedinho livre, porque serve para "fechar" o sushi.
Durante todo o processo tenha em mente de que o arroz jamais deve ser achatado ou esmagado. Um bom sushi deve ter os graos de arroz inteiros e nao uma "papa".
Disponha o recheio de sua preferencia e enrole a alga com a ajuda do tapetinho.
Para que o sushi tenha uma forma bonita, jamais aperte ou achate a parte de cima. Para ajeitar use os dedos polegar e indicador como na foto a cima.
Depois de enrolado e so cortar e saborear. Tenha em maos uma faca bem afiada, pois os sushi deve ser cortado em uma unica passada da faca se voce ficar fazendo movimentos de vai e vem, alem de esmagar o arroz acabara por estragar a alga tambem.



* Para aprender mais assista ao video " Curso de sushi -ohsushibar" no youtube.
Com certeza a melhor instrucao que eu ja vi.
O audio original esta em ingles, mas eu nao achei. A traducao esta em espanhol super facil de entender.

No comments:

Post a Comment