June 1, 2017

Pao doce de padaria

Os paes sao a minha perdicao- todos eles- os doces, os salgados, com e sem recheios.
Ir a padaria ainda e um deleite para os  meus olhos. Fico encantada com as cores, a criatividade, a beleza...e uma dura pena que nao hajam padarias de verdade onde moro. 
E este foi o motivo que me levou a aprender a fazer paes mesmo depois de ter falhado dezenas de vezes. 
Agora vamos a receita: a primeira vez que eu fiz este pao, eu segui a receita quase a risca, mas nao tinha nem um teco de leite condensado para adiconar a massa ( click no link no final do post para ver a receita original e entender do que estou falando).
Meu pao saiu lindao e gostosao, mas faltou a massa ficar mais doce.
Da segunda vez fiz tres alteracoes: adicionei mais acucar na massa; coloquei coco ralado no creme de confeiteiro alem de polvilhar por cima do pao e por ultimo, usei calda de pessego para fazer a geleia de brilho. Bingo! Pao perfeito!
A receita segue abaixo do jeitinho que eu fiz.  
Para que o coco ralado seco fique mais "molhadinho" e saboroso, eu coloco ele de molho em leite de coco por meia hora e depois expremo o excesso de liquido ante de usar na receita. 

Ingredientes da massa

250 ml de leite morno
1 ovo grande, gema passada pela peneira
5 colheres de sopa de acucar granulado ( use 6 se gostar de um pao mais docinho )
4 colheres de sopa de manteiga derretida
3 1/2 xicara de cha de farinha de trigo
1/4 de colher de cha de sal
2 colheres de cha de fermento biologico seco 
coco ralado seco ou fresco para jogar por cima do pao antes de levar para assar ( este nao entra na maquina de fazer pao )

Modo de preparo

Separe 50 ml de leite e dissolva bem o fermento.
Adicione o restante do leite e mais 0s 50 ml com o fermento ja dissolvido na maquina de fazer pao.
Adicione os demais ingredientes na ordem em que aparecem tomando cuidado para nao adicionar a farinha toda de uma vez. 
Ligue a maquina no ciclo "massa" ( a minha amassa e depois descansa a massa para que esta cresca. O processo todo leva 1:15 min).
Retire a massa ja crescida da maquina e divida a massa em 6 porcoes iguais.
Faca bolinhas e disponha em uma forma untada e enfarinhada.
A forma que eu usei foi uma de pudim com 35cm de diametro e os pao cresceu alem da borda. 
Ja da segunda vez fiz em uma forma redonda de 35cm de diametro e as bordas altas. Ai ficou otimo.
Deixe a massa descansar ate quase dobrar de volume e entao espalhe o creme ( voce pode optar por usar uma manga de confeitar para nao achatar com paes enquanto espalha o creme. Achei mais facil com a manga de confeitar ), polvilhe com o coco e leve para assar em forno frio e entao ligue o forno a 180C .
Asse o pao por cerca de 30 a 45 min dependendo da forma escolhida.
Quando estiver bem douradinho, o pao estara assado.
Espere esfriar um pouco e espalhe a geleia de brilho ainda quente por todo o pao.

Ingrediente do creme de confeiteiro

2 gemas ( sempre passo pela peneira )
2 colheres de sopa rasas de amido de milho ( usei colheres de sopa cheia )
280 ml de leite 
4 colheres de sopa de acucar
1 colher de sopa de manteiga ou margarina sem sal ( nao usei )
1 colher de cha de essencia de baunilha ( usei extrato ) 
1/4 de xicara de cha de coco seco ralado ( por minha conta)

Ingredientes da geleia de brilho

100 ml de agua ( usei 150 ml de calda de pessego )
3 colheres de sopa de acucar
1 colher de sopa de amido de milho

Modo de preparo 

Misture todos os ingredientes ( eu deixo o extrato de baunilha por ultimo depois que o creme ja esfriou um pouco para que o extrato de baunilha nao perca o sabor ).
Leve ao fogo mexendo sempre ate engrossar e levantar fervura.
Deixe cozinhar por 2 minutos.
Despeje a mistura em uma tigela e cubra com filme plastico de modo que este toque o creme para nao formar pelicula.
Espere 20 minutos e leve a geladeira ( prefiro nao levar a geladeira. A temperatura ambiente fica mais facil de espalhar o creme).

Modo de preparo 

Misture todos os ingredientes em uma panelinha e leve ao fogo mexendo sempre ate levantar fervura.
Deixe ferver e engrossar.
Conserve em temperatura ambiente ( eu faco a calda uns 10 minutos antes do pao assar completamente. Quando o pao termina de assar a calda esta pronta e eu aplico a calda quente no pao ainda quente).

Receita  levemente adaptada de:Panelaterapia

 



No comments:

Post a Comment