July 5, 2015

Brownie vegano sem gluten

Acho que brownie esta para o Estado  Unidense assim como bolinho de chuva esta para Brasileiro. Dificil achar quem nunca comeu bolinho de chuva quando era crianca, assim como e dificil encontar alguem por estas bandas que nao tenha uma receita especial de brownie-aquela favorita da infancia.
Sendo bem honesta, nao gosto de brownie, ou melhor, nao gosto da forma como os brownies aqui sao feitos. Doces de matar, gordurosos e sem sabor. Aqui e acola aparece um melhorzinho.
Eu ja tinha feito outros brownies vegans. Muitos bons, mas esta receita e a melhor que eu ja experimentei. Brownie fatal - come-se ate nao poder mais.
E assim como  a Juliana Stelli do Pitadinha, tambem coloquei meu dedo na receita e mudei umas coisinhas. As devidas alteracoes/adicoes vao entre parenteses.
O meu brownie ficou com leve sabor de banana porque elas estavam realmente maduras. Se voce nao quer sabor de banana ( ainda que seja de leve), opte por bananas meio verdes. Isso deve resolver a questao do sabor.


Ingredientes

3 bananas ( as minhas estavam bem maduras )
2/3 xícara de café líquido ( usei descafeinado e fiz um cafe bem fraquinho )
1/4 xícara de óleo de coco ou o óleo/azeite  ( usei oleo de soja )
1/2 xícara de cacau em po ( 1/4 de cacau 100% )
1 e 1/4 xícara de açúcar demerara ou mascavo ( usei mascavo claro e apenas 1 xicara )
1 xícara de farinha de arroz
1/3 xícara de maisena
1 colher de chá de fermento químico 
uma pitada de sal

Modo de preparo

Misture os ingredientes secos em uma tigela
Bata as bananas no liquidificador com o óleo de coco e o café
Misture os líquidos com os secos e misture bem
Transfira para uma fôrma média forrada com papel manteiga untado
Leve ao forno preaquecido a 180 graus por 20 minutos ou até que o centro do brownie esteja firme ao toque
Desenforme, corte os quadradinhos e sirva
Eu escolhi fazer o brownie com oleo de soja porque este iria para a geladeira, se eu houvesse optado pelo de coco tenho a impressao de que o brownie ficara muito firme como acontece com bolos amanteigados quando vao a geladeira.

Receita by:Pitadinha

No comments:

Post a Comment