December 22, 2012

Esfirra arabe

Eu ja postei aqui uma receita de esfirra que e uma delicia, mas, vi esta receita na net e achei as fotos  tao apetitosas que decidi faze-las.
Esta e uma esfirrinha mais seca mais crocante do que a receita que eu ja passei, cujo interior humido e bem temperado, lhe da "um que" a mais.
So nao entendi por que nao vai sal na massa e eu que fiquei pensando em uma esfirra sem sal e que gosto teria, decidi por conta adicionar um pouco.
  No dia seguinte as minhas esfirras ficaram macias e super gostosas


Ingredientes para 40 unidades

 Massa 

1 e ½ copo de água filtrada (usei 2 )
1 kg de farinha de trigo
2 tabletes ou  1 1/2 colheres (sopa) de fermento biológico seco
3 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de óleo ( usei azeite extra virgem )
1 xícara (chá) fubá (para espalhar sobre a bancada, ao abrir as esfihas de formato aberto)
1/2 de colher de sopa mal cheia de sal ( por minha conta )

 Recheio 

500 g de ricota fresca
1 cebola média finamente picada
½ xícara (chá) de cebolinha bem picada
½ xícara (chá) de salsa bem picada
1 colher (café) de pimenta-do-reino
3 colheres (sopa) de óleo
Sal a gosto 

Modo de Preparo

Para o recheio:
 
Em um recipiente grande, coloque todos os ingredientes e misture-os, com ajuda de uma colher. Os  Utilize as mãos para liberar melhor os aromas dos ingredientes, pressionando-os delicadamente. Quando a mistura do recheio estiver homogênea, cubra com um filme plástico e leve à geladeira por 30 minuto.

 Para a massa :

Em um recipiente grande, dissolva todos os ingredientes com as mãos, com exceção da farinha. Em seguida adicione a farinha aos poucos, incorporando-a com as mãos. A massa deve ser bem sovada, por cerca de quinze minutos, para criar glúten. Espalhe farinha ou fubá sobre a bancada e abra a massa com as duas mãos, formando um longo cilindro, de espessura média. Corte o cilindro em pedaços de aproximadamente 3cm de largura. Cada um destes pedaços fará uma esfiha. Enrole, com as mãos, cada pedacinho até que fiquem com formato de esferas. Essas esferas de massa devem descansar por cerca de meia hora sobre uma assadeira untada, antes de serem abertas. Para a massa não ficar ressecada durante o desacanso coloque um pano úmido, limpo, sobre a assadeira, de modo que encoste nas esferas. 

 Para a montagem :

Preaqueça o forno a 300 graus ou em temperatura máxima. Espalhe farinha sobre a bancada e, com ajuda de um rolo, abra as esferas em discos de cerca de 10 centímetros de diâmetro (para esfihas do tipo coquetel, faça disquinhos menores). Acrescente farinha sempre que a massa grudar nas mãos ou na bancada. Disponha, no centro do círculo, o recheio, com ajuda de uma colher. Para esfihas abertas, deixe cerca de 2 centímetros de borda livre de recheio. Segure, com o dedo polegar e o indicador de ambas as mãos, as bordas de massa e faça "biquinhos", pressionando-os para colar.
Para as fechadas, o espaço deve ser maior, de modo que as pontas dobradas sejam unidas, no centro da esfiha, ao fechá-la. Disponha as esfihas sobre uma assadeira untada com óleo. Leve a assadeira ao forno bem quente por cerca de cinco minutos ou até que a massa esteja dourada. Retire do forno e sirva imediatamente acompanhado de limões cortados em gomos e de coalhada seca ou fresca.

PARA NINGUEM SE PERDER CLIQUE AQUI PARA APRENDER O PASSO A PASSO DA ESFIRRA ABERTA OU FECHADA

- outros recheios para esfirra

Recheio carne ( usei carne de soja vegana ): 500g carne moída, 2 tomates, 1/2 cebola, ½ xíc. (chá) salsa, ½ xíc. coalhada, 1 colher (chá) pimenta síria, ½ xíc. tahine, ½ xíc. suco de limão, pinole e sal a gosto.
Recheio de espinafre:4 xíc.(chá) espinafre picado, 1 cebola média, 4 tomates, 1 xíc. (chá) suco limão, 2 colheres (sopa) essência de romã, 1/3 xíc. óleo, 1 colher (café) pimenta, sal e nozes a gosto.
Para preparar os recheios basta mistura-los bem e usar.
 












No comments:

Post a Comment